[MAC0470#05] - Contribuindo com o kworkflow

[MAC0470#05] - Contribuindo com o kworkflow

Minha segunda contribuição, agora com uma ferramenta para o kernel


mac0470

Aqui se inicia uma nova etapa na disciplina. Encerramos o ciclo de contribuição com o kernel e agora iniciamos o ciclo de contribuição com o kworkflow.

O Que é kworkflow

De forma simples, uma coleção de scripts para auxiliar no processo de desenvolvimento do kernel Linux (esse era o propósito inicial, atualmente o projeto se extende além disso).

Preparando o Ambiente

Para contribuir com kw (kworkflow) usamos uma abordagem diferente e mais moderna, quando comparada à forma que o kernel aborda. Aqui criamos um fork do repositório kworkflow/kworkflow no GitHub e desenvolvemos na branch unstable.

Nesse ponto eu cometi um erro acidentalmente realizando um fork usando apenas a branch master. A solução passou for fazer um fetch --all para coletar as branches do upstream depois dar checkout na unstable e definir seu upstream como origin/unstable. Na realidade o processo foi um pouco demorado até que eu e minha dupla descobrissemos exatamente o que tinhamos feito de errado no fork, mas no fim tudo ocorreu bem.

Contribuindo

Enquanto eu vasculhava o repositório do kw, encontrei um trecho de código curioso onde a variável de ambiente KW_SOUND_DIR sendo definida duas vezes como /usr/share/sounds/kw o que e uma redundância de código desnecessária.

A contribuição da minha dupla foi corrigir isso. A parte curiosa é que, apesar de nossa contribuição de fato não modificar em nada o funcionamento do kw, o CI do GitHub reprovou o nosso pull request. Felizmente, para nós, se tratava de um erro do CI, bastou pedir para os mantenedores executarem o CI novamente e nosso PR foi aprovado.